sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Com qual Raabe você se identifica?

Texto: Josué 2: 8-21; 6: 22-25

Título: Com qual Raabe você se identifica?

Introdução: Conhecemos quem é Raabe por meio do livro de Josué e, sobre o livro diz o teólogo Richard S. Hess em seu comentário: “Mais importante, no entanto, [...] é a mensagem que este livro traz para o cristão. Aqui se acham encorajamentos à fé em Deus em meio às circunstâncias mais desfavoráveis, advertência sobre as terríveis consequências do pecado na família e na comunidade e o encorajamento a receber e a aceitar a nova aliança de Deus em Cristo e a apropriar-se de suas bênçãos da mesma maneira como os israelitas [...][1].
Dito isso, vamos ao texto lido, o seu contexto está na tomada da cidade de Jericó, e nesta tomada há uma personagem chamada Raabe.

I – Uma Raabe que protege – (v.1-7) As Sagradas Escrituras é direta ao dizer sobre o papel que Raabe ocupava na sociedade de seu tempo, ela era prostituta. Sua história nos trás vários aprendizados, um deles é a sua fidelidade entre o seu povo, assim como alguns outros personagens se mostram. Raabe também é uma espécie de escolhida para oferecer a salvação àqueles que estão interessados. Contudo, por ser ela uma prostituta cananeia, fica ainda mais evidente que sua história confirma o chamado do Senhor com suas boas vindas a todas as pessoas, independentemente de qualquer que seja a sua situação ou condição a qual se encontra.
Os espias enviados por Josué correram o risco de morrer em missão, mas foi a intervenção de Raabe que fez diferença e colaborou com o sucesso da missão. Há quem questione a moral de Raabe, se ela estava certa em mentir. Primeiro: não é preciso correr atrás de desculpas as ações de Raabe; segundo: também não há necessidade de se ficar perturbado por elas; terceiro: há de se observar quem era o mais fraco na história Raabe ou Jericó com sua estrutura; quarto: ela, posteriormente foi aceita entre o povo de Israel o qual possuía mecanismo para o perdão de tal pecado; quinto: As Escrituras não questiona em nenhum momento a conduta moral de Raabe. Sinal que há questões bens mais profundas para considerarmos.

II – Uma Raabe que confessa – (v.8-11) Mas, neste segundo ponto nos deparamos com algo mais significativo, a confissão de Raabe (2:9-13).
            Sua confissão começa com ...bem sei... e continua dando todos os relatos históricos dos feitos do Senhor, assim constituindo o centro de sua confissão. Ou seja, os papeis estão bem colocados para Raabe, ou seja, quem é o Pai Eterno e o seu poder, quem somos nós e como somos pequenos diante dos feitos do Senhor.

(v.9b-10a)
Ao Senhor vos deu esta terra
Bo pavor que infundis caiu sobre nós
Ctodos os moradores da terra estão desmaiados
Dporque temos ouvido

(v.11)
A[...] e assim temos ouvido
Bdesmaiou-nos o coração
Cem ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença
Do Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra

            Por essa razão, sua confissão é linda, é sincera e verdadeira, em fim, é exemplar. A confissão é o primeiro passo para a salvação, onde não há confissão não se abre espaço para o poder transformador de Deus.

III – Uma Raabe que intercede –    (v.12-21) Após sua confissão, outro papel importante de Raabe é o resgate de sua família. Sua família era muito especial para ela. Então, ela pede aos espias um “certo” sinal de que o livramento ocorrerá. Ela quer que os espias jurem oferecer livramento também a sua família. Portanto, é significativo observar que ela não é salva sozinha, longe de qualquer egoísmo, ela deseja que a casa de seu pai também seja salva. Neste ponto é possível observar que Raabe, mesmo na condição de prostituta, era membro de um grupamento familiar, uma condição geralmente nada comum[2]. Vejam que ela era uma pessoa especial, mas sua família também era especial diante das opressões daquela sociedade. Sua fé foi capaz de interceder pela sua família. E ela foi ouvida! Assim, todos os seus foram beneficiados pela sua ação (pano vermelho na janela). Creram em suas palavras

Conclusão: Se Josué simboliza o israelita que encontra direção e sucesso em sua empreitada por meio da fé no Senhor; por que não dizer o mesmo em relação à Raabe? Uma mulher, cananeia, que equivalentemente encontra direção e sucesso em sua intercessão mediante a fé no Senhor. E, conforme Hebreus 11: 31, ela está na lista dos heróis da fé.





[1] Richard S. Hess. Josué. Introdução e comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 12.
[2] Nota: D.J. Wiseman, in: Richard S. Hess. Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006. pág. 84.

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