terça-feira, 26 de setembro de 2017

AS ONDAS PENTECOSTAIS NO BRASIL

AS ONDAS PENTECOSTAIS NO BRASIL
OS QUATRO MOVIMENTOS

            O Pentecostalismo é um movimento religioso dentro do mundo evangélico cuja característica é a ênfase numa especial experiência direta e pessoal de Deus que ocorre por meio do chamado Batismo no Espírito Santo o qual se expressa com os dons espirituais como profecia, cura e o falar em línguas estranhas. A base bíblica pentecostal parte da festa de Pentecostes ocorrida em Jerusalém[1].
            Quando se fala do pentecostalismo moderno falamos dos movimentos avivalistas nos EUA do século 19, focado no discurso do batismo com o Espírito Santo. Já no início do século 20, na rua Azuza, em Los Angeles, EUA,  surge a Missão da Fé Apostólica, a qual se torna a maior promotora do movimento pentecostal[2].  No Brasil o movimento pentecostal é normalmente identificado por três ondas, porém, é possível que nessa divisão possamos acrescentar mais uma e assim chegarmos a quatro ondas no movimento pentecostal brasileiro.

1º MOVIMENTO: Pentecostalismo Clássico: a chamada primeira onda do pentecostalismo no Brasil trata-se de um Pentecostalismo Clássico que abrange o período de 1910 a 1950. Ele chega ao Brasil em 1910, com Luigi Francescon, dando origem à Congregação Cristã do Brasil, na cidade de São Paulo[3]. Em 1911 os suecos de origem batista Gunnar Vingren e Daniel Berg, organizam em Belém do Pará, norte do país, a Missão da Fé Apostólica, a qual em 1918 passa-se a se chamar Assembléia de Deus.
A marca dessas igrejas é o Batismo com o Espírito Santo com ênfase na glossolalia, ou seja, o dom de línguas estranhas. Essa ação no crente significa sua santificação, capacitação para a evangelização e liderança. É a certeza que a pessoa foi alcançada pela graça divina.

2º MOVIMENTO: Cura Divina: a segunda onda surge na década de 50 a 60 com a organização da Igreja do Evangelho Quadrangular[4], em 1951, que teve início com o movimento pentecostal chamado “tendas de cura divina” por meio dos primeiros missionários da cura divina numa cruzada nacional de evangelização. Movimento que contribui para o surgimento da Igreja o Brasil para Cristo[5], em 1955, São Paulo/SP; e a Igreja Pentecostal Deus é Amor[6], em 1962, São Paulo/SP.
            Estas igrejas mantém a crença do Batismo com o Espírito Santo, dom de línguas estranhas, porém o diferencial é que tal unção evidencia também a cura ou o exorcismo entre os fiéis; este último muito mais evidente na Igreja Pentecostal Deus é Amor, onde se vê, pela primeira vez, exorcismos de demônios e entrevistas com os mesmos (diga-se de passagem, espíritos com nomes de raiz africana, sem registros de manifestações de espíritos de origem anglo-saxônico, celta, germânico ou oriental). Contudo, faça-se justiça que com o passar do tempo essas igrejas foram se aproximando e se alinhando com as marcas das igrejas da primeira onda.  

3º MOVIMENTO: Carismático: surge no inicio da década de 60 em cismas dentro das igrejas luteranas, presbiterianas, batistas, metodistas e congregacionais; movimento este que ao se organizarem denominaram-se como Igrejas Renovadas. A marca destas igrejas é a ação do Espírito Santo como ato renovador de poder capacitando assim os membros da comunidade com as bênçãos dos dons espirituais.

4º MOVIMENTO: Neopentecostalismo: no fim da década de 70 e início dos anos 80 pra frente surgem as seguintes igrejas do chamado neopentecostalismo:

§  Igreja Universal do Reino de Deus[7], organizada em 1977, Rio de Janeiro/RJ.
§  Comunidade da Graça[8], organizada em 1979, São Paulo/SP.
§  Igreja Internacional da Graça de Deus[9], organizada em 1980, Rio de Janeiro/RJ, cisma da Igreja Universal do Reino de Deus.
§  Comunidade Cristã Paz e Vida[10], organizada em 1982, São Paulo, cisma da Igreja do Evangelho Quadrangular.
§  Renascer em Cristo[11], organizada em 1986, São Paulo.
§  Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra[12], organizada em 1992, Brasília/DF.
§  Igreja Mundial do Poder de Deus[13], organizada em 1998, Sorocaba/SP.
§  Bola de Neve Church[14], organizada em 1999, São Paulo.

Cabe aqui fazer outra subdivisão:

a)    Sobre as igrejas: Igrejas Comunidade da Graça, Comunidade Cristã Paz e Vida, Renascer em Cristo, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra e Bola de Neve Church; podemos dizer que, conforme a visão evangélica de seus líderes, essas igrejas passaram a apresentar uma proposta de um pentecostalismo mais aberto e livre de usos e costumes em relação às igrejas do Pentecostalismo Clássico, bem como um distanciamento das tradições litúrgicas das igrejas consideradas históricas (Presbiterianas, Congregacionais, Batistas, Metodistas e Luteranas). Outras características: foco voltado ao público jovem com uma abordagem informal, ausência de dogmas, tradições e costumes religiosos por meio da chamada "liberdade" para poder seguir a Jesus sem precisar mudar de estilo de vida o qual já está acostumado.

b)    A Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus têm como principais características a procura de um resgate ao segundo movimento pentecostal, ou seja, a ênfase na cura divina. O Batismo com o Espírito Santo e consequentemente o dom de línguas, marcas do primeiro movimento, já não é necessário para todos os seus membros, sendo muito mais observado entre os líderes pregadores.

c)    A Igreja Universal do Reino de Deus se trona um capítulo mais a parte das demais. Esta instituição que denomina-se “religiosa” propõem abertamente um relacionamento de barganha com o sagrado. Ela vai além dos três movimentos anteriores, não se dá mais ênfase para o Batismo com o Espírito Santo, não há nenhuma necessidade de seus membros e líderes terem o dom de línguas.
Procura sempre passar a ideia de vitória sobre o diabo, prosperidade, ascensão social; e que vida feliz é vida de vitórias, portanto, quanto mais fé, mais “bênção”. Bênção aqui se entende como conquistas materiais.
Dai o princípio de que se o homem tiver muita fé, Deus se torna obrigado a atendê-lo, pois a bênção é uma consequência da fé, quanto mais tiver uma mais terá a outra e vice-versa.
Neste discurso não se vê nenhuma ênfase evangélica da graça de Deus, da suficiência da cruz de Cristo, ou mesmo da relação da fé e arrependimento dos pecados. Bem como não se vê palavra sobre mudança de vida, de caráter de um valor cristão e de conduta cristã.
            Outra questão é a total falta de interesse de se falar sobre:

a) criação – tudo foi criado por Deus e tudo era bom;
b) queda – o homem caiu e tudo mudou;
c) redenção – o próprio Deus criador envia o conserto ao mundo por meio do seu Filho amado;
d) redenção – a promessa da vida eterna pela garantia do selo do Espírito, o novo céu e a nova terra.





REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALENCAR, Gedeon Freire de. In: Dicionário Brasileiro de Teologia. Fernando Bortolleto Filho (org.). São Paulo: ASTE, 2008.




[1] Livro de Atos 2:1-12
[2] A Missão da Fé Apostólica foi liderada por W. J. Seymor (1870-1922), um garçom negro que foi ex-escravo. 
[3] Luigi Francescon (1866-1964), de origem presbiteriana, tem sua missão voltada nos primeiros 40 anos exclusivamente para a colônia italiana, sustentando uma igreja ultracalvinista. 
[4] Fundada por Aimee McPherson, em 1923, Los Angeles, Califórnia/EUA. Mote: Jesus Cristo o Salvador, O Batizador com o Espírito Santo, O Médico dos médicos, O Rei que há de vir.
[5] Organizada por Manoel de Mello e Silva (1929-1990) que se converteu ao movimento evangélico por meio da Igreja Assembleia de Deus, mas que tempo depois, aderiu à Cruzada Nacional de Evangelização, hoje nomeada Igreja do Evangelho Quadrangular.
[6] Fundada pelo famoso Missionário David Martins Miranda (1935-2015).
[7] Fundada pelo Bispo Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares (R.R. Soares).
[8] Fundada pelo Pastor Carlos Alberto de Quadros Bezerra.
[9] Fundada pelo Missionário R.R. Soares.
[10] Fundada pelo Pastor Juanribe Pagliarin
[11] Fundada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e sua esposa, Bispa Sônia Hernandes.
[12] Fundada pelo Bispo Robson Rodovalho e sua esposa, Bispa Maria Lúcia Rodovalho.
[13] Fundada pelo Apóstolo por Valdemiro Santiago.
[14] Fundada pelo Apóstolo Rina (Rinaldo Luis de Seixas Pereira), pastor e surfista.

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